2º Anos/Aula 5 - Iluminismo / Primeira Parte / 3º Bimestre

 

Iluminismo - século XVIII

Primeira Parte

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVII e se consolidou na Europa no decorrer do século XVIII. Os autores deste movimento intelectual defendiam o uso da razão contra os mandos e desmandos do Antigo Regime, além disso, pregavam maior liberdade econômica e política.

As ideias iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como "Século das Luzes". O movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Sendo assim, os iluministas tinham o apoio da burguesia, pois os ambos tinham interesses comuns.

O pintor espanhol Francisco de Goya (1746-1828) se retrata cercado de animais selvagens, adormecido sobre uma bancada na qual se lê: "El sueño de la razón produce monstruos" (O sono da razão produz monstros). A gravura sintetiza o espírito da época. O iluminismo queria varrer da vida social e política a superstição e a religião. Em seu lugar, propunha substituí-los pela razão. O despertar da racionalidade, prometiam os iluministas, levaria a humanidade à Idade da Luz.

As principais críticas dos pensadores iluministas estavam direcionadas ao clero e aos dogmas católicos, questionavam principalmente o poder político e espiritual da Igreja, assim como as práticas adotadas pelo Estado absolutista, como por exemplo, o mercantilismo. Desta forma, os iluministas defendiam as seguintes ideias:

  • Negavam a origem divina dos reis, porque não havia provas desta origem.
  • Ignoravam qualquer crença religiosa que fosse contrária à evidência científica.
  • Crítica ao absolutismo monárquico, ao mercantilismo e as vantagens da nobreza e da igreja.
  • Defendem a liberdade política, econômica e a igualdade de todos perante as leis.
  • Prezavam pela liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
  • Adotaram uma perspectiva Antropocêntrica, partindo do homem para explicar o mundo, pautando o avanço da ciência e uso da razão.
  • Estavam alinhados aos ideais da burguesia, principalmente na defesa da propriedade privada.

Século das LuzesO iluminismo e o avanço técnico-científico

Segundo o Iluminismo, apenas a razão, aliada ao método científico, poderia fornecer as verdades elementares que seriam as bases do progresso do conhecimento. A ciência ia se afastando da obrigação de agradar a igreja e começou a se desenvolver em muitas áreas para ganhar espaço e conquistar mais pensadores da época. Novas descobertas e invenções tomaram conta do continente.  Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue.

Johannes Kepler (1571 – 1630) foi um verdadeiro sucessor de Copérnico, e seu primeiro tratado astronômico, Mysterium Cosmographicum, era uma defesa do sistema copernicano. Mais tarde, Kepler desenvolveu suas leis do movimento planetário e acabou achando a elipse uma das possíveis formas para as órbitas dos planetas.

Com a Revolução Científica possibilitada pela pesquisa efetuada por nomes como René Descartes (1596-1650) e Isaac Newton (1643-1727), a Astronomia foi uma das áreas da ciência que mais progrediu. Newton organizou um modelo novo para explicar o universo e detalhou a posição e a órbita de muitos corpos celestes, além disso, o cientista divulgou a lei da gravidade universal. Também contribuiu para os progressos na área do cálculo e pela decomposição da luz.

Foi imprescindível expandir o campo de visão do homem. Por isso, os holandeses foram responsáveis por essa parte, descobriram que a aproximação de várias lentes aumentava bastante a capacidade da visão humana. Essa descoberta permitiu que Robert Hooke construísse o primeiro microscópio, que ampliava até 40 vezes pequenos objetos.

Desenho esquemático do microscópio de Robert Hooke.

Na área da química, pode-se citar Antoine Lavoisier, reconhecido pelo primor com o qual realizava seus experimentos. Essa particularidade ajudou o químico a provar que a matéria, embora mudasse de estado por conta de reações químicas, sua quantidade não é alterada.

Lavoisier foi um dos muitos pesquisadores intrigados com a composição do oxigênio e um dos primeiros a entendê-lo

Além desses avanços, as pesquisas científicas não pararam por aí. Houve a descoberta da eletricidade, o invento da primeira máquina de calcular, a descoberta dos protozoários e das bactérias, etc. Os cientistas foram fundamentais para os avanços técnicos que resultaram na Revolução Industrial.

As primeiras experiências com a então recém-descoberta eletricidade demonstraram que o corpo humano é um bom condutor elétrico, O menino suspenso por cordas Isolantes recebe estímulos elétricos nos pés, os quais são transmitidos à outra criança (à esquerda), a quem esta dando a mão


Quer que desenhe?!?!

 Reproduza o mapa mental em seu caderno! 

Só vendo mesmo né!!!



Atividades

1) Descreva o contexto histórico em que as ideias iluministas se desenvolveram e quais as principais ideias e criticas deste movimento intelectual do século XVIII.

2) A partir do vídeo "Iluminismo Características: Conceito e Contexto Histórico - Século das Luzes - Resumo História", elabore um texto explicativo debatendo os principais temas que orientavam as ideias iluministas, tais como: cientificismo, antiabsolutismo, anticlericalismo, as liberdades individuais e o racionalismo.


Referências Bibliográficas

Texto Explicativo

https://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php

https://www.todamateria.com.br/iluminismo/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/iluminismo

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-iluminismo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/iluminismo.htm

https://www.stoodi.com.br/blog/sociologia/o-que-foi-o-iluminismo/

https://www.infoescola.com/historia/iluminismo/

https://www.ebiografia.com/principais_filosofos_iluministas_suas_ideias_mais_polemicas/

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/fernando-martins/o-sono-e-o-sonho-da-razao-77p20yezihqjo9l5dcysegz0u/

https://hypescience.com/12-diagramas-que-mudaram-nossa-compreensao-do-sistema-solar/

https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo

Quer que desenhe?!?!

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminismo-do-antigo-regime-aos-nossos-dias/

Só vendo mesmo!!!

https://www.youtube.com/watch?v=N7-YgMhMDaA

Imagens

https://i.ytimg.com/vi/mujdEn8k_GU/hqdefault.jpg

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/fernando-martins/o-sono-e-o-sonho-da-razao-77p20yezihqjo9l5dcysegz0u/

https://hypescience.com/12-diagramas-que-mudaram-nossa-compreensao-do-sistema-solar/

https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50861019

Comentários