1º Anos/Aula 4 - Hebreus, fenícios e persas / 2º Bimestre

Da esquerda para a direita: representação de Moisés transmitindo ao povo hebreu os Dez Mandamentos; os fenícios realizavam comércio através da galé, um navio movido a velas e remos; muros de Persépolis, a cidade persa construída por Dario I.

Hebreus, fenícios e persas

Nesta aula iremos abordar povos da antiguidade que se desenvolveram conjuntamente com civilização egípcia e com os povos da Mesopotâmia.  

Hebreus

  • Os hebreus eram semitas originários da Mesopotâmia.
  • Por volta de 2000 a.C., estabeleceram-se na Palestina.
  • Eram monoteístas: acreditavam em apenas um Deus, Yahweh (Javé ou Jeová).
  • A Torá é a principal fonte para o estudo de sua história.
  • Sociedade patriarcal: os hebreus se organizavam em clãs chefiados por patriarcas, que exerciam a autoridade política, moral, jurídica, religiosa e militar.
  • Sociedade escravista: havia escravos hebreus e estrangeiros prisioneiros de guerra.

 Período patriarcal

  • Migração para o Egito (1750 a.C.). Os hebreus migraram da Palestina para o Egito, que se encontrava sob domínio dos hicsos.
  • Novo Império Egípcio (1570-1069 a.C.) Os egípcios expulsaram os hicsos e passaram a perseguir os hebreus.

Êxodo


  • Moisés liderou a volta dos hebreus para a Palestina, a Terra Prometida.
  • Segundo a tradição judaica, Moisés recebeu de Yahweh as Tábuas da Lei com os Dez Mandamentos, uma das bases do monoteísmo judaico.

Governo dos juízes

  • Os hebreus dividiram a Palestina em doze tribos.


Monarquia

  • Em cerca de 1000 a.C., ameaçados por povos rivais, os hebreus implantaram a monarquia, unificando as doze tribos em um reino.
  • Rei Saul obteve conquistas militares, mas sofreu algumas derrotas e perdeu o apoio popular.
  • Rei Davi organizou o Estado e conquistou Jerusalém, que se tornou a capital política e religiosa.
  • Rei Salomão consolidou a monarquia. Construiu palácios e templos, entre os quais o Templo de Jerusalém.  Com a morte de Salomão iniciou-se uma crise político pela sucessão do trono.

Rei Salomão, terceiro monarca de Israel - A monarquia entre os israelitas substituiu o sistema das doze tribos a fim de tornar a administração do reino de Israel semelhante aos demais países circunvizinhos: “... seremos nós também como as outras nações” (Cf. 1 Sm 8,20). A Monarquia no Oriente antigo se define não só por seu caráter político entre Reino e Estado; e, econômico, em forma de contribuição tributária, como também por uma ideologia: “o rei é o pai do seu povo, encarregado por Deus”, ou seja, o monarca é revestido de certo aspecto sacral, pois a autoridade vem de Deus, para garantir o suprimento das necessidades do povo, através de uma organização estatal, além, claro, da técnica, da cultura e da sabedoria.

Cisma (926 a.C.)

  • Reino de Israel (Samaria)
  • Reino de Judá (Jerusalém)

Diáspora

  • 721 a.C. Conquista do Reino de Israel pelos assírios.
  • 586 a.C. Submissão do Reino de Judá aos babilônios (Cativeiro da Babilônia).
  • Séculos VI-IV a.C. Domínio persa
  • Séculos IV-I a.C. Domínio macedônico
  • Século I a.C. Domínio romano
  • 70 d.C. Início da Grande Diáspora após Roma reprimir duramente as revoltas judaicas e destruir o Segundo Templo de Jerusalém. Apesar da dispersão geográfica, a unidade cultural entre os judeus foi preservada ao longo dos anos.

Fenícios

  • Por volta de 4000 a.C., os fenícios estabeleceram-se na costa do território correspondente ao do atual Líbano.
  • Organizaram-se em cidades-Estado independentes, governadas por monarquias hereditárias com funções religiosas.


  • Acredita-se que os grandes comerciantes atuavam politicamente em conselhos, os quais tinham funções deliberativas.
  • A unidade cultural dos fenícios caracterizava-se pelo uso da mesma língua e pelo culto a alguns deuses em comum.
  • Eram politeístas.


  • Construíram um império marítimo-comercial.
  • Importante contribuição fenícia: desenvolvimento do alfabeto. Motivado pela necessidade de facilitar a comunicação e as trocas comerciais.


Persas


  • 550 a.C. Ciro II unificou os reinos da Média e da Pérsia e expandiu as fronteiras do império.
  • 525 a.C. Cambises conquistou o Egito.
  • 522-486 a.C. Dario I dividiu o império em satrapias, unificou a moeda, ampliou estradas e organizou os correios. A comunicação e o comércio tornaram-se mais eficientes. 



  • Século V a.C. O Império Persa se enfraqueceu ao ser derrotado pelos gregos. Em 333 a.C. Alexandre, da Macedônia, conquistou o Império Persa.



Quer que desenhe?!?!



  Reproduza os mapas mentais em seu caderno!

Só vendo mesmo né!!!


Atividades

1) Tendo em visto o exposto, qual a importância das três civilizações estudadas para a formação da cultura ocidental. Como hebreus, fenícios e persas contribuíram para o desenvolvimento da cultura ocidental.

2) A partir do vídeo "LEITURA COMENTADA: HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS | LIVRO: HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA | BOULOS", elabore 6 tópicos sobre cada uma das civilizações estudadas.  

 

Fontes e referências bibliográficas


Texto Explicativo

http://www.ient.com.br/fotos/6354064945_-_hebreus,_fenicios_e_persas.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pers%C3%A9polis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dario_I

Quer que desenhe?!?!

https://static.wixstatic.com/media/fba040_98952e1c0a694e15a7caa8d0df033463~mv2.jpg

https://static.wixstatic.com/media/fba040_660717d10d154c3fbbc8f715ea184aca~mv2.jpg/v1/fill/w_566,h_506/fba040_660717d10d154c3fbbc8f715ea184aca~mv2.jpg

https://static.wixstatic.com/media/fba040_3f05e0886e154b0ebb76f0de6ce1c4fa~mv2.jpg/v1/fill/w_566,h_506/fba040_3f05e0886e154b0ebb76f0de6ce1c4fa~mv2.jpg

Só vendo mesmo né!!!

https://www.youtube.com/watch?v=7H_9CraZHvs

Imagens


https://escolaeducacao.com.br/hebreus-fenicios-e-persas/

https://image.slidesharecdn.com/fencioshebreusepersas-140507203001-phpapp01/95/fencios-hebreus-e-persas-2-638.jpg?cb=1399494700

http://www.ient.com.br/fotos/6354064945_-_hebreus,_fenicios_e_persas.pdf

https://i.ytimg.com/vi/RMF5eGtZQxg/maxresdefault.jpg

https://images.slideplayer.com.br/6/1684116/slides/slide_4.jpg

https://i.pinimg.com/564x/51/c3/7e/51c37e9f0ff2eec10ed31704a07ec776.jpg

https://i.pinimg.com/564x/ef/fc/4c/effc4c3bb73892fef6e897651eca61a1.jpg

https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/20170516-fenicia.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7I5diPKVspNhPGwoOkO2N9Rchs6wAIjjggGjIGvAXlOwWIP3D6VdMP675S1OojajcOCXv6jgWfRvNH3I-YL8wB0BQEuDi4p0n5fk99CkD7tRl6zOCFbdf7jgyeJxznWUA1gB8oxz6is4/s1600/24+Os+Fen%25C3%25ADcios.jpg

http://www.apoioescolar24horas.com.br/salaaula/estudos/historia/478_fenicia/images/estudo/expans%C3%A3o2.jpg

https://slideplayer.com.br/slide/41193/1/images/10/A+religi%C3%A3o+dos+Fen%C3%ADcios.jpg

https://slideplayer.com.br/slide/76819/1/images/4/Origem+do+Imp%C3%A9rio+Persa.jpg

https://slideplayer.com.br/slide/76819/1/images/3/Os+persas+formaram+o+maior+imp%C3%A9rio+do+Oriente+Antigo%2C+unificando+v%C3%A1rios+povos+do+Crescente+F%C3%A9rtil%2C+suas+fronteiras+se+estendiam+do+Mar+Mediterr%C3%A2neo+at%C3%A9+o+Oceano+%C3%8Dndico..jpg

https://i.ytimg.com/vi/FXNPdrGTrp4/maxresdefault.jpg


Comentários