9º Anos/Aula 1 - Movimento Negro no Brasil / 1º Bimestre

Miguel Otávio Santana da Silva (2015 - 2020), de cinco anos, caiu do 9º andar de um prédio do condomínio Pier Maurício de Nassau, em Recife. O caso ocorreu após o menino ser deixado aos cuidados da patroa de sua mãe, Sarí Côrte Real, primeira-dama de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. A mãe de Miguel, Mirtes Renata Souza, negra, empregada doméstica, passeava com o cachorro de sua empregadora e ao voltar ao prédio encontrou seu filho caído no chão.

História do Movimento Negro no Brasil

O movimento negro no Brasil nasce de forma precária e clandestina, durante o período escravagista (1500 – 1888). Grandes personagens se insurgiram contra o sistema e impulsionaram o movimento.

Dentre eles, um dos mais conhecidos é Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares). Vale lembrar que os escravizados utilizavam-se da quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e do bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) para rebelar-se contra a escravidão.

Ainda no mesmo período, o Movimento Liberal Abolicionista passa a ganhar força, desenvolvendo a ideia de fim da escravidão e comércio de escravos. Como resultado, foi promulgada em 13 de Maio de 1888 a Lei Áurea, encerrando o longo período escravagista. A população negra inicia então um novo desafio: a luta contra o preconceito e desigualdade social.

O movimento negro após a abolição da escravatura

Ao final do século XIX e durante uma grande parte do século XX, circulam jornais e revistas voltados aos negros. Os periódicos são fundados por associações dos mais diversos tipos, desde carnavalescas, até literárias. As publicações começam com o intuito de discutir a vida da população negra em geral e promover assuntos interessantes à época.

Os folhetins distribuídos por essas associações acabaram se tornando meios de denúncia de atos praticados contra os negros, das dificuldades desse grupo no período pós-escravagista, da desigualdade social entre negros e brancos e das restrições sofridas em decorrência do preconceito racial. O agrupamento de todas as publicações passou a ser conhecido como Imprensa Negra Paulista. Dentro deste mesmo período, em 1931, é fundada a Frente Negra Brasileira. Esse movimento viria a se transformar em partido político, extinto com os demais na criação do Estado Novo – Era Vargas.

Após o Estado Novo, esses grupos começam a se organizar, formando entidades importantes na história pelo direito dos negros, tendo como exemplo a União dos Homens de Cor e o Teatro Experimental do Negro. Já na década de 60, a caminhada dos grupos no Brasil ganha novas influências e referências, como o Movimento dos Direitos Civis nos EUA e a luta africana contra a segregação racial e libertação de colônias. Destacam-se personalidades como Rosa Parks, Martin Luther King, Nelson Mandela e Abdias Nascimento. Assim como influências advindas do movimento conhecido como “Black is Beautiful”. Escute a música que leva o mesmo nome do movimento na interpretação icônica de Elis Regina:

Elis foi diretamente investigada pelo DOPS, órgão de repressão da ditadura militar (1964 - 1985), e chegou a ser intimada para depor nesse departamento, devido a sua ligação musical com o movimento negro norte-americano (evidenciada pela gravação da canção “Black is beautiful”, em 1971).

Pra quem curti rock fica a dica da banda de rap metal Rage Aganist the Machine!
(clique na imagem para acessar o link)

...e claro que não podia faltar um rap nacional!


Quer que desenhe?!?!

 Reproduza o mapa mental em seu caderno!

 

Só vendo mesmo né!!!

 


Atividades

1) Análise a imagem e responda as questões propostas.


2) Elabore um texto narrativo a partir do vídeo “Movimento Negro na Primeira República: Imprensa Negra e FNB”. Seu texto deve trazer uma introdução, desenvolvimento e conclusão em no mínimo 15 linhas.

Lembre-se: o vídeo serve de base, mas todas as questões apresentadas nesta aula podem lhe auxiliar a elaborar sua redação. 

George Floyd (1973 – 2020) foi um homem afro-americano assassinado em Minneapolis no dia 25 de maio de 2020, estrangulado brutalmente por um policial branco que se ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem por supostamente usar uma nota falsificada de vinte dólares em um supermercado. Após sua morte, protestos contra o racismo rapidamente começaram a acontecer nos Estados Unidos e no mundo.

Referências Bibliográficas

Texto Explicativo

https://www.politize.com.br/movimento-negro/

https://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2016/03/17/elis-regina-a-eterna-voz-da-mpb-completaria-71-anos-hoje/

https://www.youtube.com/watch?v=N3qxP60lZYc

https://www.youtube.com/watch?v=RYYnpA-PQDk

Quer que desenhe?!?!

https://descomplica.com.br/artigo/mapa-mental-historia-da-escravidao/4yD/

Só vendo mesmo!!!

https://www.youtube.com/watch?v=oNDBN4S1skY&t=132s 

Atividades

http://blog.cpbedu.me/profsallesmath/2017/09/01/mapa-mental-sobre-preconceito-racial/

Imagens

https://geekness.com.br/artistas-prestam-homenagem-a-george-floyd/

https://www.blogdojoaomarcolino.com/2020/06/crianca-cai-do-9-andar-e-primeira-dama.html

Comentários